No último dia 20, no jogo entre Flamengo e Palmeiras, pude observar que faltou um pouco de tudo na partida: faltou força de vontade, faltou futebol, faltou gol e faltou fair play. Mas afinal, o que vem a ser fair play?
O esporte do modo como conhecemos hoje não diz respeito somente a melhora de condicionamento físico e força muscular. O movimento desportivo moderno está atrelado também a capacidade de socialização e formação de cidadãos, e é nesse contexto que está inserido o fair play.
A tradução quer dizer jogo limpo, jogo leal, mas o sentido da expressão vai muito além da definição literal. Faz parte da capacidade do esporte de enriquecer as relações individuais e coletivas, tornando seus praticantes pessoas melhores, mais conscientes da necessidade do outro. O fair play encerra a noção de que no jogo não vale tudo, prezando a integridade de seus participantes e contribuindo para uma sociedade mais solidária.
Esse conceito é tão importante que foi alçado a categoria de princípio na reforma do CBJD (Código Brasileito de Justiça Desportiva), tamanha é sua importância e correlação com a prática desportiva. Pena que alguns jogadores ainda não tenham se dado conta disso....
Caroline,
ResponderExcluirde modo geral os jogadores brasileiros aceitam na boa o fair play, ainda há casos rídiculos como o de Kleber, mas esse sujeito é fã nº1 de uma encrenca, mal carater mesmo, por isso temos que dar um desconto quanto ao fato(desse sujeito)
BLOG DO CLEBER SOARES
www.clebersoares.blogspot.com
Pois é, infelizmente o juiz não pôde fazer nada, mas tenho notado um crescente número de situações nesse sentido. Vou postá-las por aqui ainda nesta semana.
ResponderExcluir