sexta-feira, 22 de julho de 2011

O FAIR PLAY

No último dia 20, no jogo entre Flamengo e Palmeiras, pude observar que faltou um pouco de tudo na partida: faltou força de vontade, faltou futebol, faltou gol e faltou fair play. Mas afinal, o que vem a ser fair play?

O esporte do modo como conhecemos hoje não diz respeito somente a melhora de condicionamento físico e força muscular. O movimento desportivo moderno está atrelado também a capacidade de socialização e formação de cidadãos, e é nesse contexto que está inserido o fair play.

A tradução quer dizer jogo limpo, jogo leal, mas o sentido da expressão vai muito além da definição literal. Faz parte da capacidade do esporte de enriquecer as relações individuais e coletivas, tornando seus praticantes pessoas melhores, mais conscientes da necessidade do outro. O fair play encerra a noção de que no jogo não vale tudo, prezando a integridade de seus participantes e contribuindo para uma sociedade mais solidária.

Esse conceito é tão importante que foi alçado a categoria de princípio na reforma do CBJD (Código Brasileito de Justiça Desportiva), tamanha é sua importância e correlação com a prática desportiva. Pena que alguns jogadores ainda não tenham se dado conta disso....

2 comentários:

  1. Caroline,
    de modo geral os jogadores brasileiros aceitam na boa o fair play, ainda há casos rídiculos como o de Kleber, mas esse sujeito é fã nº1 de uma encrenca, mal carater mesmo, por isso temos que dar um desconto quanto ao fato(desse sujeito)

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Pois é, infelizmente o juiz não pôde fazer nada, mas tenho notado um crescente número de situações nesse sentido. Vou postá-las por aqui ainda nesta semana.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...