Muito me surpreendeu a notícia recebida em primeira mão através do Portal Globo de Notícias nesta tarde de sexta-feira:
"A menos de um mês do Mundial de Xangai, o maior nome da natação brasileira foi pego no antidoping. Cesar Cielo, campeão olímpico e mundial, teve resultado adverso para a substância proibida furosemida, geralmente encontrada em diuréticos, em um exame feito no Troféu Maria Lenk, em maio. Além dele, outros três nadadores também foram flagrados: Nicholas Santos, Vinícius Waked e Henrique Barbosa, o único dos quatro que não faz parte do projeto P.R.O. 16, idealizado por Cielo. Em painel realizado nesta sexta-feira, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) levou em conta o "histórico dos atletas" e decidiu puni-los apenas com a perda dos resultados do Maria Lenk e uma advertência, alegando que eles explicaram como o diurético entrou no organismo e concluindo que não houve aumento de desempenho."
O que me chamou atenção foi a punição, que levou em conta "o histórico dos atletas" e foi decidida por um "painel de controle de doping" instaurado pela CBDA. Que painel é esse?! Tem STJD pra quê?! Não seria desse órgão a legitimidade para arbitrar uma punição?? E mais: uma simples advertência e só?
Infelizmente no Brasil ainda existe um caminho longo até a moralização do esporte e fiel cumprimento do que preceituam as legislações desportivas....uma pena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário