terça-feira, 21 de maio de 2013

Testosterona é doping?

Como já escrevi anteriormente, os lutadores de MMA não realizam seus testes de doping nos laboratórios credenciados a WADA (Agência Mundial Antidoping), porém, o fato de estarem sendo submetidos a algum teste já demonstra o desejo de fazer dessa atividade um esporte reconhecido.
 
No mundo habitado por lutadores, o uso de testosterona não é considerado doping, sendo seu uso frequente e difundido, dentre outros, pelo lutador Victor Belfort.
 
A WADA recentemente alterou o percentual do uso de uma substância presente na maconha (tetrahidrocanibol - THC), para caracterizar doping, de 15 para 150 nanogramas de THC por mililitro de sangue, o que significa na prática punir somente os atletas que fizerem uso da droga no dia da competição. Ao meu ver, um terrível retrocesso no combate e prevenção ao uso de substâncias dopantes.
 
Para caracterizar doping, uma droga deve causar prejuízo a saúde do atleta, ser contrária aos valores desportivos e fornecer aumento ilícito de desempenho, quebrando assim o princípio da igualdade de condições entre os participantes. Se 2 requisitos desses já estiverem preenchidos, será o suficiente para que a substância seja proibida.
 
Dito isto, é lamentável que ambas, testosterona e maconha, ainda careçam de alguma benevolência por parte dos órgãos fiscalizadores bem como dos organizadores do esporte, haja vista que ambas são indubitavelmente contrárias aos fundamentos do esporte de saúde e bem-estar.

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...