sexta-feira, 1 de março de 2013

Os 4 patetas!

Vimos nesta semana a patética cena dos quatro torcedores do Corinthians que conseguiram na Justiça o direito de assistir a partida de seu time no Pacaembu, pela Copa Libertadores, mesmo após a punição da Conmebol dada ao clube paulista por conta da morte do menino de 14 anos no jogo realizado contra o San José.
 
Os quatro "torcedores" vibrando sozinhos no Pacaembu soou como deboche aos amantes do Direito Desportivo. Isto porque é um fato que esse pessoal prejudicou o próprio clube para o qual diz torcer, desrespeitando a punição imposta pela entidade organizadora da competição. Isso tudo com o nítido viés de "aparecer na televisão". Coisa dos pequenos poderes...
 
O Corinthians certamente será responsabilizado (e deve!) pelo ato dos pseudo-torcedores que, mesmo prejudicando seu clube, resolveram seguir em frente e adentrar a arena. Isto porque a Justiça Desportiva é que tem autonomia para decidir sobre punições desportivas e suas decisões são soberanas:
 
"Art. 217 - É dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não-formais, como direito de cada um, observados:
I - a autonomia das entidades desportivas dirigentes e associações, quanto a sua organização e funcionamento;
II - a destinação de recursos públicos para a promoção prioritária do desporto educacional e, em casos específicos, para a do desporto de alto rendimento;
III - o tratamento diferenciado para o desporto profissional e o não-profissional;
IV- a proteção e o incentivo às manifestações desportivas de criação nacional.
§  - O Poder Judiciário só admitirá ações relativas à disciplina e às competições desportivas após esgotarem-se as instâncias da justiça desportiva, reguladas em lei."
 
Se admitirmos que toda vez que um clube for punido a justiça comum conceda uma enxurrada de liminares, simplesmente a ratio da Justiça Desportiva se esgota. Não podemos permitir a intromissão do Judiciário em decisões que não lhe cabem e para o qual não têm legitimidade nem conhecimento para julgar!

4 comentários:

  1. Não esquecer que a ação na justiça comum foi para assistirem o jogo e foi contra a COMMEBOL. Mesmo pq o Corinthians não teve direito de defesa no seu julgamento.Se for para desrespeitar a JUSTIÇA(dd) OU NÃO, QUE SEJA CUMPRIDO O SEU DIREITO DE TORCEDOR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo que a ação foi contra a Conmebol mas isso não afasta o prejuízo causado ao clube. Também concordo que a apuração ainda depende de dar ao clube o direito de defesa.

      Excluir
  2. Parabéns, somente, para os advogados dos "patetas"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até onde sabemos o advogado é um dos próprios patetas e a medida alcançada não é nada demais. Considerando a predileção do nosso Judiciário por holofotes, qualquer juiz concederia a liminar somente para passar a idéia de que o Judiciário se sobrepõe aos tribunais desportivos.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...