segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Gandulas

Está em análise na Câmara projeto que regulamenta a atividade de gandula, pessoa encarregada de repor as bolas ou enxugar a quadra durante a prática de atividades esportivas. Pela proposta (PL 4011/12), do deputado José Otávio Germano (PP-RS), a contratação do gandula será feita pela federação esportiva respectiva, que se encarregará da remuneração do profissional. Além disso, cada federação definirá os critérios para seleção do profissional, sendo obrigatória a conclusão de curso específico e a apresentação de atestado de saúde que demonstre a sua condição física.

O projeto ainda prevê que o curso específico, ministrado pela própria federação ou mediante convênio, deverá oferecer ao gandula, entre outras disciplinas, noções básicas sobre as regras da atividade esportiva respectiva. O deputado lembra que, tanto no campeonato estadual carioca quanto no gaúcho, houve casos recentes em que a participação de gandulas contribuiu para a vitória de um ou de outro time. “O que sobressai desses fatos é a quebra da paridade que deveria existir no tratamento aos times, visto que, quando o profissional é contratado por uma das equipes, há uma tendência de favorecimento ao ‘time da casa’”, diz Germano.
 
O autor afirma ainda que é importante regulamentar a atividade, já que o futebol tem grande importância no Brasil e, em 2013, o País sediará a Copa das Confederações e, em 2014, a Copa do Mundo. “Todavia, ainda que a figura do gandula apresente maior relevância no futebol, verificamos que a sua atuação não está restrita a esse esporte, sendo comum em outras atividades desportivas. O mínimo que se espera desse profissional é que ele conheça as regras do esporte ao qual está vinculado, por isso fazer o curso será obrigatório ao exercício da profissão”, argumentou Germano.
 
Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Turismo e Desporto; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Fonte: Câmara de Notícias.

2 comentários:

  1. Caroline,

    vamos ser sinceros, esse sujeito não tem mais o que fazer na câmara federal? Fala sério, com tanta coisa importante esse sujeito vem querer propor esse tipo de coisa. É a mesma coisa que querer regulamentar a "profissão de flanelinha e guardador de carro", como se nós não pagassemos os impostos municipais devidos...É por essas e outras que esse país é o que é....


    BLOG DO CLEBER SOARES
    clebersoares.blogspot.com

    SOMOS FLAMENGO
    somosflamengo33.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho "demais", mas vamos combinar que um treinamento básico as federações deveriam dar para evitar situações como aquela do jogo do Botafogo envolvendo a tal gandula...

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...