sexta-feira, 26 de julho de 2013

#ImaginaNaCopa?!

É com pesar que escrevo este post. Sempre confiei na nossa capacidade de organização de grandes eventos e mais ainda, na criatividade do brasileiro para resolver problemas de última hora, não deixando que as dificuldades ofusquem o brilho da celebração.

Infelizmente não é isso que temos visto na visita do Papa Francisco ao Rio de Janeiro. A cidade, que tem como vocação receber espetáculos de todos os tipos, deixou evidente o despreparo governamental para lidar com os percalços existentes.
 
A chegada do pontífice e seu trajeto até o Centro da cidade, já deixava claro o que viria pela frente em termos organizacionais. A cena bizarra da comitiva presa em um engarrafamento foi transmitida e criticada por vários veículos de comunicação ao redor do mundo.
 
A pane no sistema do metrô, quando toda a ligação dos peregrinos pela cidade se fazia através dele, fez com que muitos outros problemas fossem desencadeados.
 
A chuva, que deveria ter sido prevista, acabou com os planos dos visitantes hospedados próximo a Guaratiba, e também com o planejamento feito pelos comerciantes locais. O lugar, completamente alagado ainda hoje, sexta-feira dia 26, mesmo com o sol, expõe a fragilidade de nossos sistemas de transporte, de planejamento, de inteligência, de comunicação, de tudo!
 
Difícil imaginar que um evento planejado há mais de um ano, com tantas entidades e órgãos envolvidos, tantas cabeças pensando juntas, não tenham previsto um simples trajeto do Papa aeroporto/centro da cidade, uma chuva num local de lama....
 
Me coloco a pensar que talvez seja o nosso sistema de contratações no serviço público, porque, pensem comigo, se não houvesse establilidade funcional, agora seria a hora de CABEÇAS ROLANDO, afinal, não adianta um ente jogar a culpa para o outro. Se tudo isso fosse privado, na segunda-feira haveria pelo menos "uma meia dúzia de dez" funcionários demitidos, mas sendo tudo do jeito que é, ficaremos do jeito que estamos, ou seja, essa mesma galera vai "organizar" os eventos esportivos também.
 
A Jornada Mundial da Juventude era vista como um grande teste para o Rio de Janeiro e o Brasil mas infelizmente falhou e nos deixou com um sentimento de que os futuros eventos esportivos possam ser um novo fiasco. É aguardar e esperar por um milagre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...