domingo, 14 de julho de 2013

Doping no Atletismo

Um escândalo de doping abalou o atletismo mundial neste domingo. Poucas horas depois de o americano Tyson Gay revelar ter sido flagrado por uso de substância proibida, a Comissão Antidoping da Jamaica confirmou que cinco atletas do país também tiveram resultados positivos em seus exames. Asafa Powell, ex-recordista mundial dos 100m e campeão olímpico em Pequim 2008 no revezamento 4x100m, e Sherone Simpson, campeã olímpica em 2004 no revezamento 4x100m e prata em Pequim 2008 nos 100m e em Londres 2012 no 4x100m, estão entre os envolvidos. Os outros três nomes não foram confirmados ainda. Os testes foram realizados durante a seletiva jamaicana para o Mundial de Moscou, que acontece em agosto. Todos teriam sido flagrados por causa da mesma substância: o estimulante oxilofrina.
 
A oxilofrina é uma substância estimulante usada para tratar estados de hipotensão, com ação semelhante às da efedrina. A substância promove a liberação da noradrenalina e atividade noradrenérgica. Sua principal atividade é o aumento da frequência cardíaca e tem reduzida capacidade de agir como um supressor de apetite e modulador de comportamento. A substância é terminantemente proibida pela Agência Mundial Antidoping (Wada).
 
A confirmação do doping de Tyson Gay aconteceu às 13h30m (horário de Brasília). Asafa Powell veio a público por volta das 15h20m (horário de Brasília) revelando que recebeu a notificação de um teste que deu positivo acusando-o pelo uso do estimulante oxilofrina. Por meio de uma carta divulgada nas redes sociais, o atleta jamaicano se defendeu alegando não saber como a substância proibida pela Wada (Agência Antidoping Mundial) entrou em seu corpo.

Fonte: Jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...