segunda-feira, 30 de maio de 2011

O Direito do Cidadão ao Desporto

Não por acaso nossa Constituição da República tem uma seção dedicada ao desporto. Doravante visto como luxo para poucos, mera extravagância ou hobby dos mais abastados, hoje o esporte é atividade que deve ser fomentada pelo Estado, diretamente ou mediante incentivos, garantindo a todos a prática desportiva, tanto formal quanto não-formal.

Já em tempos pretéritos, o esporte era exaltado como peça fundamental de uma filosofia de vida pautada em uma rotina saudável. Alguns filósofos abordaram o tema, ainda que de forma tímida. O pensador Huizinga, ao contrário, dedicou uma obra inteira a abordagem da relação entre o homem e o desporto, já antevendo o que atualmente se considera um compromisso de todas as nações.

O esporte tem o poder de congregar todas as raças, credos e classes sociais, sendo utilizado freqüentemente como meio de apaziguar conflitos e estabelecer, ainda que temporariamente, a ordem em zonas de guerra. É também capaz de proporcionar mobilização social, criar empregos, fortalecer a saúde de seus praticantes e incentivar a preservação do meio ambiente.

Pela importância do tema, a ONU em 2002 através de seu Secretário-Geral na época, Kofi Annan, criou uma força-tarefa com o objetivo de fomentar a prática desportiva entre as nações, fazendo desta uma força-motriz capaz de garantir a preservação da paz entre os povos, pois o esporte deve ser visto como produto da evolução da raça humana e não um meio para alcançá-la.

Se pensarmos na congregação do desporto, da cultura e da educação que regem a filosofia do olimpismo, além dos valores educativos dos bons exemplos, o respeito aos princípios éticos fundamentais e o fair play, constatamos que a prática desportiva é o meio mais eficaz de combate a exclusão social e a miséria humana, proporcionando aos seus praticantes um aprendizado que vai muito além dos livros escolares, e que, mais do que formar atletas de auto-rendimento, forma cidadãos mais conscientes, rompe todas as barreiras do preconceito e contribui para que o direito a prática do esporte não continue a ser um “direito esquecido”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...