terça-feira, 31 de maio de 2011

O Assédio Moral no Esporte



O assédio moral é questão que afeta milhões de trabalhadores em todo mundo, e pode ser definido como o conjunto de condutas reiteradas, através de atos ou palavras, que tem por objetivo diminuir o outro, colocando-o em situação humilhante e constrangedora, deteriorando o seu ambiente de trabalho.

Quando levamos a questão para o meio desportivo, esquecemos que os atletas são também regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT, apesar do enorme abismo financeiro que os separa do restante da população economicamente ativa de nosso país e, consequentemente, também sujeitos a esse tipo de prática lesiva a tantas corporações.

As condutas abusivas, humilhantes e constrangedoras de dirigentes e treinadores para com os seus pupilos é responsável pela queda de desempenho, angústia, depressão e diminuição da auto-estima dos mesmos. Atletas competindo cada vez mais jovens, preocupados em fazer fama rapidamente, treinos exaustivos, a busca por superação de recordes, confinamentos forçados por longos períodos, todas essas situações corroboram para o aparecimento dessa prática perversa que pode fazer ruir a carreira de um desportista.

Dentre as formas de assédio moral no esporte podemos citar: penalidades que expõem o atleta a situações vexatórias, incitação ao doping, sobrecarga de treinamento, exposição do atleta a perigos excessivos, críticas severas em público, incitação de rivalidade anti-desportista entre competidores, permissão para que sofram retaliações da torcida, entre outras.
Como não poderia deixar de ser, também o esporte foi afetado por essa forma cruel de deterioração das relações empregatícias, corrompendo o respeito que deve haver entre comandantes e comandados e favorecendo o surgimento de desequilíbrios emocionais que acompanharão os atletas para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...