sábado, 22 de junho de 2013

Hospital padrão Fifa

Temos visto manifestações por todo o Brasil, e com a desculpa da revolta acerca de diversos problemas de nossa sociedade presenciamos cenas de vandalismo explícito que transcendem a importância das passeatas.
 
Me espanta que muitos carreguem a bandeira de repúdio a Copa do Mundo e Olimpíadas, posto que esse até então era o desejo de todos, ou pelo menos, da maioria que aqui reside e, querendo ou não, respira futebol.
 
O fato do Brasil ser um país em crescimento reflete o quanto ainda temos que melhorar nosso sistema educacional, nossa saúde pública, nossa segurança. Ocorre que os eventos que o país sediará, sem dúvida deixarão marcas expressivas e duradouras para toda a população: novas vias, melhora dos meios de transporte, mais empregos e investimentos, aquecimento da economia, expansão do turismo. Pode parecer "conversa para boi dormir" mas o fato é que todas as nações que sediaram os jogos obtiveram retornos muito positivos que reverberaram por mais de 15 anos! Se assim não fosse, não teríamos uma disputa ferrenha pelo direito de abrigar as competições toda vez que há candidatura, não acham? Só os Estados Unidos já sediaram quatro olimpíadas e vocês acham mesmo que se isso não trouxesse vantagens eles se candidatariam novamente?
 
Quando Barcelona ganhou o direito de sediar as olimpíadas, a cidade vivia um caos em termos de estrutura e segurança e nem de longe representava um destino turístico. Após a realização dos jogos, Barcelona é a terceira capital mais visitada da Europa, perdendo apenas para Paris e Roma.
 
O que me espanta é gente quebrando tudo pelo caminho, atacando bens públicos e privados sob a pecha do exercício da democracia, sem mensurar que tudo que foi destruído será pago NOVAMENTE por nós ( e não duvidem, a preços superfaturados!).
 
Cabe a cada um refletir seriamente sobre o que queremos de verdade e as consequências de nossos atos, tanto para a sociedade quanto para o país. Reivindicar mais transparência e seriedade na administração do dinheiro público, incluindo as obras olímpicas pode (e deve!), mas não se enganem: quando não houver mais estádio para superfaturar eles arrumarão "cidades da música", cieps, aeroportos...
 
Ahhh, e quem é contra os jogos em prol da construção de escolas e hospitais, me explica onde estava esse dinheiro até então, posto que nunca antes houve uma copa, e nem hospitais....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...