segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O esporte como direito fundamental

Copio aqui parte do artigo que escrevi para a Revista de Direito Desportivo da editora Síntese IOB que será publicado em breve. A revista é uma publicação que reúne o Direito Desportivo em suas várias nuances: trabalhista, tributária, constitucional etc. Vale a pena conferir:

"Em que pese o fato de que o esporte é o movimento de maior apelo social no cenário atual, sua positivação, especificamente no Brasil, vem ao encontro da globalização crescente do fenômeno desportivo. Sua inclusão no rol dos direitos irrenunciáveis é parte do processo de qualquer sociedade que aspire ao desenvolvimento, e inclui ainda outros tópicos não menos importantes como a cultura, o lazer, a educação e o meio ambiente, integralizando esse conjunto de medidas primordiais para o desenvolvimento consciente de nosso corpo social.

As normas jurídicas conectadas a esse universo avalizam direitos e deveres dos atores envolvidos e intervenientes, atuando como garantidora e reguladora do espetáculo e suas conseqüências, tanto para os atletas quanto para toda a sociedade, consumidora por excelência dos produtos midiáticos."

2 comentários:

  1. Olá Caroline, boa tarde!

    Como consigo acesso a este artigo?

    Obrigada,

    Abs.

    Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline,

      Obrigada pelo interesse no blog. Esse artigo está disponível na íntegra na Revista Síntese de Direito Desportivo, editora IOB, volume 5 - fev/mar 2012.

      http://www.iobstore.com.br/ch/vitrine.aspx?vc=216565

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...